Tema: O primeiro desafio da jornada no deserto (Ex 15,22-27).
Introdução
Neste encontro, estudaremos o primeiro desafio que os
israelitas enfrentaram em sua jornada no deserto, a falta de água doce (Ex
15,22-27).
Oração
Faça uma oração, clamando a presença do Espírito Santo, para
que o estudo desse encontro gere frutos de vida cristã. Leia Ex 15,22-27. Agora,
destaque o que mais te chamou a atenção.
TEXTO DE ESTUDO
Qual é o significado do termo hebraico sur?
Deixando a região mar dos juncos, por onde o povo passou a
pé enxuto, os israelitas chegaram ao deserto de Sur (cf. Ex 15,22), termo
hebraico que significa muro. Isso pode ter se referido a uma série de fortes de
fronteira estabelecidos pelos egípcios para controlar o influxo de estrangeiros
do leste. Entretanto, na língua portuguesa, metaforicamente, faz referência aos
muros, enquanto desafios que temos na vida.
Por que é tão importante a informação de que os israelitas
caminharam por três dias no deserto?
Os israelitas caminharam por três dias, sem água, conforme a
informação que é dada no v.22. Isso torna a narrativa muito dramática, já que é
impossível sobreviver no meio do deserto sem esse elemento tão essencial por
mais de quatro dias. E quando chegaram a um local, onde existia água, constaram
que ela era amarga.
Qual é o sentido e o significado do termo hebraico mara?
Os israelitas chamaram esse lugar de Mara, que por sua vez
significa, traduzindo para o português, amarga. Isso chama atenção, pois ao longo
de todos esses versículos, aqui estudados, esse termo aparece por quatro vezes
(cf. Ex 15,23: em português aparece 3x, pois está traduzido por amarga)!
O texto comunica ao leitor-ouvinte que a vida dos israelitas
não estava fácil. Colocar-se no processo de libertação para garantir uma
sobrevivência digna, livre das opressões, muitas vezes, leva o povo à amargura,
à provação.
O que a dificuldade gerou nos israelitas?
Diante dessa situação, os israelitas murmuraram contra
Moisés. Esta resposta é surpreendente se levarmos em consideração a recente
libertação e as canções triunfais de adoração. Eles eram privilegiados por
terem sido postos em liberdade de uma forma extraordinária. Contudo, a
dificuldade, rapidamente, induziu-os a culpar o líder do processo do êxodo (cf.
Ex 14,10-12; 16,2; 17,3; Nm 14,2; 16,11.41). Quantas vezes, reclamamos e nos
esquecemos das obras do Senhor em nossa vida?
Ao interceder pelo povo, como Moisés será entendido, de
acordo com a tradição bíblica?
Ao se deparar com a água amarga, o povo ficou desencorajado,
mas Deus respondeu misericordiosamente à oração de Moisés e tornou a água
potável (cf. Ex 15,25). Embora, num outro momento, Moisés já tivesse clamado a
Deus pelo faraó, aqui, ele aparece como intercessor entre o povo e Deus pela
primeira vez. A tradição bíblica entende esse ato como uma ação profética (cf.
Gn 20,7).
Qual é o sentido do pedaço de madeira que foi jogado na
água?
Não é incomum para os comentaristas citarem as tradições
locais sobre um tipo de espinheiro nativo da região que absorve a salinidade da
água, mas nenhuma investigação científica forneceu a identificação ou confirmou
a existência de tal arbusto. Em um período posterior, Plínio, um historiador
antigo, relatou que havia um tipo de cevada que poderia neutralizar o conteúdo
salino.
O que está em jogo nessa narrativa é o seguinte: a madeira
jogada na água não teve um efeito mágico; trata-se de um ato simbólico na
expectativa de que Deus operasse um milagre (como quando Moisés levantou seu
cajado sobre o mar, em Ex 14,16). Isso aponta para a ação de fé de Moisés, ao
jogar o pedaço de madeira, como resposta ao Senhor, o libertador de Israel.
O que o final dessa passagem enfatiza?
O final dessa passagem enfatiza os benefícios que pertencem
a Israel, se eles permanecerem leais a Deus. A obediência aos mandamentos e
decretos do Senhor é um tema que reaparece frequentemente no resto do Êxodo,
especialmente em conexão com a aliança feita no Sinai. Desse modo, o Senhor deu
ao povo um princípio simples: obediência traz bênção e desobediência traz
julgamento.
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