Pesquisar este blog

sábado, 21 de setembro de 2019

Jornada Bíblica - 34º encontro.


Tema: A água da rocha (Ex 17,1-7).

Introdução
Neste encontro, estudaremos a passagem de Ex 17,1-7 que fala sobre o episódio em que Deus fez brotar água da rocha.

Oração
Faça uma oração, clamando a presença do Espírito Santo, para que o estudo desse encontro gere frutos de vida cristã.
Leia Ex 17,1-7. Agora, destaque o que mais te chamou a atenção.

TEXTO DE ESTUDO

Até agora, na narrativa do êxodo, quantas vezes Israel reclamou contra Moisés? Quais foram os motivos?
A perícope presente em Ex 17,1-7 apresenta a terceira reclamação do povo de Israel contra Moisés, até agora, dentro da narrativa da libertação da escravidão, desde a entrada no deserto. Todas elas dizem respeito às necessidades físicas como fome e sede (cf. Ex 15,24-25; 16,2-3).

Qual é o significado do termo “discutir” que aparece na narrativa?
O texto afirma que o povo discutiu com Moisés (cf. Ex 17,2). O verbo que aparece em português “discutir”, em hebraico, tem um sentido de clamor pela justiça, quase como uma petição jurídica. Isso indica que a Bíblia entende como lícita a reivindicação dos israelitas.

Como Deus é apresentado dentro dessa perícope?
O autor, ao apontar como legítimo o clamor de Israel pela garantia de sua sobrevivência e apresentar que Deus responde afirmativamente e provê na vida deles, ensina ao leitor-ouvinte que o Senhor é o provedor do povo (cf. Ex 17,5).

Onde fica Rafidim?
Depois de deixar o deserto de Sin, os israelitas acamparam na cidade de Rafidim. Esse termo pode se referir à área próxima ao Wadi Refayid. Isso colocaria Israel perto do oásis do Wadi Feiran - uma opção consistente com a localização tradicional do Sinai (cf. Ex 3,1).

Por que o autor os situa nesse local?
No entanto, se essa identificação estiver correta, a falta de água parece estranha, dada a proximidade de um oásis. Assim, eles podem estar a quilômetros da água, pois a narrativa não especifica a distância. Aqui, o autor talvez queira reforçar a impaciência dos israelitas. Eles não aguentavam mais esperar.

Qual é a raiz hebraica da palavra “rafidim”?
A raiz da palavra hebraica rafidim designa “conforto” ou “refrescar”. Ora, ao mostrar que esse lugar não tinha água, o autor quer ressaltar o paradoxo entre local de conforto e local de desconforto. Como isso, ele ensina que no caminho do israelita, e do fiel a Deus, algumas vezes, acontecerão dificuldades.

Qual era o estado emocional de Moisés?
Moisés devia estar um pouco cansado desse ciclo de reclamações. Depois de todos os perigos, labutas e armadilhas pelas quais Deus trouxe seu povo, ele deve ter se irritado ao vê-los constantemente com falta de fé e desconfiança em sua liderança e na provisão de Deus para eles (cf. Ex 17,4).

Qual é o significado dos nomes Massa e Meriba?
Moisés estava ficando um pouco cansado do comportamento dos israelitas, e nomeou o local em que isso ocorreu Massa (que significa "teste") e Meriba (que significa "briga") "porque os israelitas brigaram e porque testaram o O SENHOR diz: 'O SENHOR está entre nós ou não?' ”(Ex 17,7). O padrão aqui é o mesmo, Israel resmungou e Deus providenciou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário