Pesquisar este blog

sábado, 21 de setembro de 2019

Jornada Bíblica - 33º encontro.


Tema: Deus alimenta o seu povo com as codornizes (Ex 16,11-21).

Introdução
Neste encontro, estudaremos a perícope de Ex 16,11-21, o momento em que Deus enviou as codornizes para alimentar os israelitas.

Oração
Faça uma oração, clamando a presença do Espírito Santo, para que o estudo desse encontro gere frutos de vida cristã. Leia Ex 16,11-21. Agora, destaque o que mais te chamou a atenção.

TEXTO DE ESTUDO

Como Deus é apresentado dentro dessa perícope*?
No v.12, Deus, ao se dirigir a Moisés, declara que ouviu as murmurações dos filhos de Israel. As provisões são respostas do Senhor que cuida de seu povo. Desse modo, o Senhor é apresentado como aquele que supre as necessidades de seu povo. Ele não os deixa passar fome nem morrer de sede.

*PERÍCOPE: é um trecho, pequeno ou longo, retirado de um texto que tem sentido completo. É palavra do gênero feminino. O Dicionário Houaiss define-a como "trecho de um livro utilizado para transcrição ou para outras finalidades", e também por "passagem da Bíblia utilizada para leitura durante culto ou sermão". Como figura de retórica designa um extrato de um texto formando uma unidade ou um pensamento coerente. Em geral, faz referências a passagens bíblicas, e é muito utilizado nas liturgias e nos serviços religiosos das igrejas cristãs. 

Em qual contexto o termo “codorniz” é utilizado no Antigo Testamento?
O termo codorniz, no Antigo Testamento, aparece exclusivamente ligado ao tema da provisão de Deus durante o período em que os israelitas ficaram no deserto (cf. Ex 16,13; Nm 11,31-32; Sl 105,40).

Por que, nessa passagem, Deus repete a frase “Eu sou o Senhor, teu Deus”?
Outra expressão importante consiste nessa afirmação “Eu sou o Senhor, teu Deus”. Trata-se, aqui, da mesma frase usada para confrontar Faraó com as pragas (Ex 7,17). Assim, Deus lembra as pessoas de que elas estão reclamando contra um Deus que controla as forças da natureza.

O que são as codornizes?
Aves pequenas que ainda são capturadas e comidas nas mesmas regiões descritas aqui. Ela tem, em média, 19 cm e pesa em torno de cem gramas. Seu tamanho lembra o de uma pomba.
A Codorniz migra em grandes números. Por causa de longas migrações, elas costumam se cansar e voar muito baixo, permitindo às pessoas pegá-las em redes ou à mão (cf. Nm 11,31–32).

Qual é a diferença entre as duas referências bíblicas que apresentam as codornizes?
A primeira aparição de codorna é descrita como um sinal de provisão divina para os israelitas (cf. Ex 16,13; Nm 11,31-32); no entanto, na segunda vez em que os israelitas se alimentam de codornas, são atingidos por uma praga de Deus.

Qual é o sentido das expressões de tempo “à tarde” e “pela manhã”?
No v. 13, o autor enfatiza duas expressões de tempo “à tarde” e “pela manhã” para transmitir a ideia de que Deus cuida de seu povo em todo tempo.

Ademais, por que se iniciou com a tarde e não pela manhã?
Porque, para a cultura israelita, bíblica, o dia começa à tarde com o pôr do sol. Isso é constatado no relato da criação, no livro do Gênesis, no qual o autor afirma: “houve uma tarde e uma manhã, foi o primeiro dia” (cf. Gn 1,5.8.13.19.23.31).

Nenhum comentário:

Postar um comentário