Pesquisar este blog

domingo, 2 de junho de 2019

Jornada Bíblica - 15º encontro.


Tema: Deus ferirá os opressores (Ex 3, 16-20).

Introdução.

Neste encontro, estudaremos Ex 3,16-20. Nesse texto, o autor mostra que Deus, não contente com o opressor, agirá com sua mão forte para libertar o povo da escravidão.

Oração. Faça uma oração, clamando a presença do Espírito Santo, para que o estudo deste encontro gere frutos de vida cristã. Leia Ex 3,16-20 e destaque o que mais te chamou a atenção.

TEXTO DE ESTUDO

Por que Deus ordenou que Moisés reunisse aos anciãos?

Em Ex 3,16, Deus ordena que Moisés reúna os anciãos de Israel. Esses são as lideranças do povo que já existiam no Egito (cf. Ex 4,29; 12,21; 18,12; 24,1; Nm 11,16.25). Com isso, o autor quer mostrar que há uma liderança partilhada. O Senhor quer contar com as lideranças populares para fazer seu plano acontecer.
Ainda no v.16 há um dado importante: o Senhor deseja que Moisés comunique às lideranças dos israelitas que Ele viu sua situação de opressão e que não ficará imune, mas que agirá, visitando seu povo.

Qual é o plano de Deus para os israelitas?

Ex 3,17 traz o plano de libertação. O Senhor intenta fazer seu povo sair da aflição do Egito para subir até Canaã, uma terra que mana leite e mel. Deus quer que os oprimidos israelitas vivam em liberdade numa nova forma de organização da sociedade.

O que o autor quer dizer quando mostra que Deus assegurou que os anciãos escutariam a Moisés?

Ainda no v. 17, o Senhor assegura a Moisés que a liderança de Israel ouvirá a voz de Moisés. Os anciãos agirão com solidariedade, colocando suas vidas em risco, tanto pelo escolhido de Deus quanto pelo projeto da libertação. Aqui, o autor parece preparar o leitor para o fato de que não será assim em relação à liderança do Egito. O faraó não será solícito em deixar com que o povo de Israel seja liberto (v.19).

Qual é o sentido do pedido que Moisés e os anciãos farão ao faraó?

O conteúdo do pedido que Moisés e os anciãos farão ao faraó tem um cunho religioso. Eles pedirão para sair em marcha pelo deserto por três dias com a finalidade de oferecerem sacrifícios ao Senhor no deserto (v.19).
No Antigo Egito, havia o costume de se liberar, de vez em quando, os trabalhadores para participar em feriados religiosos. Porém, o autor, ao mostrar que o faraó recusará, enfatiza a crueldade com a qual os israelitas estavam sendo tratados. O povo não tinha sequer o direito de ter liberdade religiosa.
Diante disso, é que no v.19 Deus afirma que “sabe” que o rei do Egito não os deixará sair. Por causa disso, Ele precisará intervir, obrigando o opressor, com sua mão forte, a fazer com que os oprimidos saiam da escravidão.

Qual é o significado da “mão de Deus” que “fere” o Egito?

A metáfora da mão do Senhor que tira seu povo do Egito é muito importante para a tradição bíblica. Deus ferirá o Egito com sua mão. Aqui, o autor utiliza mais uma vez o verbo “ferir”, pois esse foi empregado dentro da narrativa na qual Moisés “feriu” o soldado egípcio.
Com tudo isso, o autor revela que Deus não se acomoda diante das situações de escravidão de seu povo; Ele age e, até mesmo, “fere” os opressores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário