Pesquisar este blog

domingo, 2 de junho de 2019

O que o Papa Francisco pede no dia das comunicações sociais?

Dia 31 de maio, foi o dia mundial das comunicações sociais, mas a Igreja Católica celebrou esse dia hoje, junto com a celebração da Ascensão do Senhor. O tema escolhido pelo Papa Francisco para comemorar este dia foi: "Somos membros uns dos outros" (Efésios 4,25): Das comunidades das redes sociais à comunidade humana.
O Papa pede para que os jornalistas tenham compromisso com a profissão. Da voz a quem não tem voz, foi um dos tópicos mencionados pelo Papa.
O Blog TMN Religião, também tem essa missão. Apesar deste blogueiro, que os informa, não ser jornalista, mas faço um trabalho de comunicação, informando sobre eventos, explicações através de textos, estudos, divulgando eventos e ações religiosas. 
Este blog (quem acompanha já sabe) não abrange somente uma religião, abrange várias, pois acredito e entendo que, independente da religião que seguimos, Deus é um só, e não tenho preconceito em abordar doutrinas de outras religiões, dando voz a quem não tem voz. Muitas religiões, principalmente as de matriz africana, sofrem preconceitos e, este blog, está aqui para ajudar nas informações, nas divulgações, tentando eliminar a intolerância religiosa. 
Uma outra forma de comunicação que o TMN tem é o canal no Youtube (aproveite e acesse: Thiago de Morais TMN), que não abrange só conteúdos religiosos, mas outras áreas também (notícias, literatura, política, meio ambiente, cultura, etc).  
Outro ponto que o Papa menciona: A busca da verdade requer humildade. Muitas pessoas julgam a religião do outro sem conhecê-las. É função do comunicador / jornalista desconstruir preconceitos e levar a informação correta para a população. 
Terceiro ponto que foi citado pelo Papa Francisco foi que a liberdade requer coragemO Papa citou que muitos jornalistas que perdem a vida em serviço. “A liberdade de expressão é um índice importante do estado de saúde de um país”, afirmou Francisco, recordando que a primeira medida de uma ditadura é acabar com a liberdade da imprensa.
Outros pontos citados pelo líder da Igreja Católica Apostólica Romana foi: Dá parte aos excluídos e Não deixar de contar também as boas notícias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário