Pesquisar este blog

segunda-feira, 17 de junho de 2019

Jornada Bíblica - 17º encontro.


Tema: A opressão intensificada (Ex 5,6-14)

Introdução
Neste encontro, estudaremos o primeiro resultado do encontro que Moisés e Aarão tiveram com o faraó, em Ex 5,1-5, ou seja, o aumento da opressão aos israelitas (Ex 5,6-14). A cena é dramática. O povo de Deus sofrerá ainda mais com a violência dos trabalhos forçados no Egito.

Oração
Faça uma oração, clamando a presença do Espírito Santo, para que o estudo desse encontro gere frutos de vida cristã. Leia Ex 5,6-14 e destaque o que mais te chamou a atenção.

TEXTO PARA ESTUDO

Por que esse trecho de Ex 5,6-14 começa com a expressão “naquele mesmo dia”?
O texto tem seu início com a expressão “naquele mesmo dia” (Ex 5,6 a) com a finalidade de se referir aos fatos ocorridos na cena anterior, o primeiro encontro de Moisés e Aarão com o faraó.
Além disso, o autor intenta apresentar que o rei do Egito agiu rapidamente diante da ordem dada por Deus, mediante Moisés e Aarão, de deixar o povo ir pelo deserto para oferecer sacrifícios ao Senhor (cf. Ex 5,1.3)

Qual foi a resposta do faraó ao pedido de Moisés e Aarão?
A resposta do faraó é violenta. Ele deu ordem aos inspetores e aos escribas para que não fornecessem mais a palha aos fabricantes de tijolos (Ex 5,6-7). Com esse abastecimento cortado, os oprimidos devem aumentar seu próprio tempo de trabalho para coletar a matéria prima e, ainda assim, cumprir as tarefas no mesmo prazo de antes (Ex 5,8.13).

Qual foi a intenção do faraó ao intensificar os trabalhos forçados dos israelitas a partir das justificativas por ele apresentadas?
Segundo o faraó, isso devia acontecer porque os israelitas eram “preguiçosos” e, por isso, queriam “sacrificar ao seu Deus” (Ex 5,8). Entretanto, o autor deixa subtendido que os trabalhadores israelitas não haviam pedido absolutamente nada, mas ficavam dando atenção às “palavras mentirosas” de Moisés e Aarão (Ex 5,9). Diante disso, qual seria a razão pela qual o autor utiliza essa estratégia de apresentação da situação? Justamente, por aquilo que será narrado depois: o faraó teve a intenção de jogar os israelitas contra Moisés e Aarão (Ex 5,19-20).

Por que os inspetores e escribas egípcios utilizaram a expressão “Assim disse o faraó”?
Em Ex 5,10, os inspetores e os escribas, ao emitirem a ordem do faraó, utilizaram uma fórmula profética, tal como aquela usada pelos profetas israelitas e por Moisés e Aarão no primeiro encontro com o rei do Egito: “Assim disse o Senhor/faraó” (cf. Ex 5,1).
Assim, o narrador mostra que o faraó é uma divindade para os egípcios e que ele tem seus intermediários fiéis, aplicadores implacáveis de seus desígnios. Aqui, há oposições entre o Deus de Israel e o deus do Egito; os mensageiros do Senhor e os mensageiros do faraó.

O que mais os inspetores e escribas egípcios fizeram, além de repetir a ordem do faraó?
A ação dos inspetores e dos escribas não foi apenas repetir as palavras do faraó (Ex 5,10-11), mas foi a intensificação da opressão, dando ordens mais severas do que as anteriores (Ex 5,13.14) e, até mesmo, açoitando aos líderes israelitas (Ex 5,14).

Nenhum comentário:

Postar um comentário