Pesquisar este blog

domingo, 2 de junho de 2019

Jornada Bíblica - 16º encontro.


Tema: Moisés recebe o poder de Deus (Ex 4, 1-9).

Introdução

Neste encontro, estudaremos Ex 4,1-9, um dos textos mais espetaculares dentro da narrativa do chamado de Moisés. Aqui, Deus lhe confere o poder e a autoridade para o exercício de sua missão.

Oração
Faça uma oração, clamando a presença do Espírito Santo, para que o estudo deste encontro gere frutos de vida cristã. Leia Ex 4,1-9 e destaque o que mais te chamou a atenção.

TEXTO DE ESTUDO

Por que Deus ordenou que Moisés reunisse aos anciãos?

Ex 4,1 apresenta a terceira das quatro objeções de Moisés em seu diálogo com Deus no monte Horeb, diante da sarça ardente (cf. Ex 3,11.13; 4,10). Ele teme a rejeição de seu próprio povo, ao afirmar: "Eles não acreditarão em mim" e "Eles não ouvirão a minha voz". Aqui, trata-se uma refutação direta da segurança dada por Deus em Ex 3,18. Assim, ao levantar essa objeção, Moisés recusa a certeza que Deus lhe deu.
Lida psicologicamente, essa troca de 3,18 e 4,1 sugere que, como as apostas são muito altas, a ansiedade de Moisés é igualmente alta. Entendida como uma peça de retórica estratégica, o protesto serve para aumentar o suspense e permitir (ou exigir) uma resposta ainda mais extrema de Deus.

Por que o autor insistiu na utilização do verbo “acreditar”?

Outro dado interessante consiste na utilização do verbo “acreditar”; Moisés afirma que os anciãos não acreditarão nele (v.1). No hebraico, esse termo aparece por quatro vezes neste conjunto de versículos (Ex 4,1.5.8-9). Sendo que por três vezes na fala direta do Senhor. Tal emprego aponta que Deus garante que o líder israelita terá crédito diante dos seus irmãos no Egito.

Qual é o objetivo do ato radical de Deus, ao realizar um milagre?

A resposta a essa terceira objeção consiste num ato radical de Deus que O revela como capaz. Assim, o objetivo das maravilhas, anunciadas anteriormente (cf. Ex 3,20), é evocar a crença (v.5)

Qual é o significado dos elementos vara e cobra? Por que o autor os utilizou?

A primeira maravilha forjada em resposta à ansiedade de Moisés é transformar um bastão em uma cobra e, depois, a cobra de volta em uma vara. Esses eram dois símbolos bem reconhecidos no Egito: a vara era um símbolo de autoridade; a serpente era a divindade patronal (deusa) do Baixo Egito (a região do Delta).
Quando Moisés realiza esse ato na presença de Faraó, o rei do Egito faz com que seus mágicos o imitem (Ex 7,8-13). No entanto, a serpente de Deus consome as serpentes egípcias e retorna ao seu estado original como uma vara. Embora o Faraó não estivesse convencido (3,20), a demonstração indicou aos israelitas que Moisés havia sido chamado por Deus (cf. Ex 4,30-31).

Qual é o objetivo dessa narrativa?

Esta narrativa intenta demonstrar que Moisés não será enviado sem a presença de Deus que o dá autoridade. O Senhor dos oprimidos não abandona aqueles que se colocam ao lado dos pobres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário