Pesquisar este blog

quarta-feira, 21 de agosto de 2019

Jornada Bíblica - 24º encontro.


Tema: Quem são os hebreus?

Introdução
Nesta semana, estudaremos a última praga, a morte dos primogênitos egípcios (Ex 12,29-32).
Vale lembrar que essa décima ação de Deus para libertar o seu povo é narrada depois de uma longa preparação que trata sobre a páscoa (cf. Ex 11,1-12,28). Esses textos serão estudados no próximo mês.

Oração
Faça uma oração, clamando a presença do Espírito Santo, para que o estudo dessa semana gere frutos de vida cristã.

Leia Ex 12,29-32. Agora, destaque o que mais te chamou a atenção.

TEXTO PARA ESTUDO

Qual é o evento que convence o faraó a deixar o povo de Israel sair da escravidão do Egito?
O foco do capítulo 12 é a décima praga na qual o Senhor provoca a morte de todos os primogênitos do Egito, tanto dos animais quanto do povo (cf. Ex 12,29-32). Este é o evento que finalmente convence o Faraó a libertar os israelitas da escravidão (cf. Ex 12,31-32).
O faraó se levanta no meio da noite para se render em humilhação e, depois de chamar Moisés e Arão, lhes diz para deixem o Egito (cf. Ex 12,30-32).

Como é a narrativa da morte dos primogênitos egípcios?
A descrição do ataque em si é breve (v. 29). É exatamente como Moisés anunciou em Ex 11,5. À meia-noite, na escuridão, que o faraó não pode controlar, o Senhor ataca o opressor.

Quantas vezes aparece o termo “primogênito” e por quê?
O termo primogênito ocorre quatro vezes e chama a atenção do ouvinte-leitor. O primeiro uso é genérico e abrangente. Os outros três usos são subconjuntos do primeiro: primogênito do faraó (isto é, o herdeiro aparente), primogênito do gado, primogênito de todas as coisas egípcias.
Isso significa que nada no Egito é protegido da severa incursão da meia-noite de Deus. É claro que a narrativa não conta o que aconteceu na escuridão ou como isso aconteceu. Ninguém viu nada!

Por que a décima praga, a morte dos primogênitos foi tão forte para os egípcios?
Nas culturas do Antigo Oriente Próximo, o primogênito era o herdeiro de todas as propriedades do pai, além de ser o responsável por guardar os valores da família. A Bíblia reflete essa concepção em Ex 13,11-16; Nm 12,13; 2Rs 3,27. Por essa razão a tragédia foi grande!

Que outro significado tem a morte dos primogênitos para a cultura egípcia?
Em Israel, a dedicação do primogênito era um meio de reconhecer o Senhor como provedor de vida, fertilidade e prosperidade. Ao tomar o primogênito do homem e dos animais, o Deus de Israel está novamente afirmando seus direitos de ser visto como a divindade responsável pela vida no Egito - um papel geralmente atribuído ao faraó.

Qual foi a última reação do faraó nessa narrativa?
Ao final do relato da praga, o faraó se rende de forma contundente. Depois de despedir os israelitas, ele chega a pedir a Moisés e Aarão que o abençoem (cf. Ex 12,32). Assim, o autor mostra que ele aderiu ao fato de que o Senhor, Deus de Israel, é quem tem todo o poder e domínio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário