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sexta-feira, 23 de agosto de 2019

Jornada Bíblica - 26º encontro.


Tema: As prescrições para a celebração da páscoa israelita (Ex 12,21-28)

Introdução

Nesta semana, estudaremos as prescrições dadas por Deus aos israelitas para que eles celebrassem de modo profundo a Páscoa (Ex 12,21-28).

Oração

Faça uma oração, clamando a presença do Espírito Santo, para que o estudo dessa semana gere frutos de vida cristã.

Leia Ex 12,21-28. Agora, destaque o que mais te chamou a atenção.

TEXTO PARA ESTUDO

Quem retorna à narrativa da libertação da escravidão no Egito, agora, no final?

Em Ex 12,21, Moisés transmitiu a ordem do Senhor aos anciãos. Esses personagens tinham saído de cena dentro da narrativa desde Ex 4,29, agora, retornam. Isso para cumprir a ordem que o Senhor havia dado ao líder dos israelitas em Ex 3,16.

Quem são os anciãos e o que o autor quis mostrar, trazendo-os de volta à narrativa?

Os anciãos consistem nos líderes tribais dos israelitas (cf. Ex 4,29; 12,21; 18,12; 24,1; Nm 11,16.25). Geralmente, são os homens mais velhos de uma família. Isso é indicado pelo próprio termo hebraico “zaquen”, que é traduzido em português por “ancião”, “velho” ou “idoso” (cf. Gn 18,11; 21,2.7; 24,36; 35,29; 37,3; 48,10; etc.).
Ao enfatizar a convocação aos anciãos, o autor quer mostrar que o processo de libertação que por primeiro lhes foi revelado (cf. Ex 3,16; 4,29) está agora no final. Deus cumpriu sua promessa de libertar os israelitas.

Quantas são e quais são as ordens divinas aos israelitas nos vv.21-22?

Nos versículos 21-22, Moisés transmite uma série de sete ordens aos anciãos. Eles deveriam (1) escolher, (2) tomar e (3) imolar um animal do rebanho; e, depois, ao colocar seu sangue num recipiente, deveriam (4) tomar um ramo de hissopo, (5) mergulhá-lo no sangue e (6) marcar os dintéis e as ombreiras das portas. Por fim, a última ordem desse conjunto, formulada com a negação de que (7) nenhum poderia sair de sua casa até o amanhecer.

Qual é o sentido de se passar o sangue nas portas?

O sangue, na moldura da porta, sinalizaria ao Senhor para proteger os que estavam naquela casa do exterminador. Esse elemento tem pelo menos dois sentidos na tradição bíblica: o primeiro é o expiatório; o segundo é o de separação ou discriminação, isto é, de distinguir quem é salvo de quem é condenado (cf. Ex 12,7.13.23; 4,24-26).
Desse modo, essa prática indica que os membros daquela casa seguiram as instruções do Senhor e foram consagrados a Ele; mas os israelitas, à luz do sistema de sacrifícios desenvolvido, criam que o sangue do cordeiro morto era um lembrete vívido de que uma vida tinha que ser sacrificada em lugar daqueles no lar.

Quem é o exterminador?

Nesta passagem, este não é um demônio operando independentemente da vontade do Senhor, mas um mensageiro do julgamento de Deus. Trata-se de uma figura um tanto obscura que se encarrega de realizar a justiça divina (cf. Gn 19,13; 2Sm 24,16; 1Cor 10,10). Em Jeremias, o mesmo termo é usado para um destruidor e saqueador das nações que aplicará uma correção no Reino de Judá se não houver conversão (cf. Jr 4,7)

Qual é o significado da planta hissopo?

Hissopo é uma planta aromática que cresce em paredes velhas (1Rs 5,13) e é usada para purificar o exterior (cf. Lv 14,4.6.49.51.52; Nm 19,6.18) e também o interior (cf. Sl 51,9; Hb 9,19), em rituais de purificação. Seus galhos deviam ser usados como pincel para aplicar o sangue do cordeiro pascal nas ombreiras das portas e no seu dintel (v.7).

Qual foi a outra ordem dada por Deus, dentro dessa narrativa?

Depois de explicar o porquê das sete ordens em Ex 12,23, o autor apresenta que Moisés recebeu e transmitiu outro imperativo: aquele que ordena aos israelitas a celebrarem a Páscoa, passando esse costume de geração em geração, para sempre (cf. Ex 12,24), mesmo quando eles já estiverem instalados na Terra Prometida (cf. Ex 12,25).

Qual é a função do pai de uma família nas celebrações religiosas de Israel?

Os versículos 26-27 ordenam também que os pais de família sejam os transmissores da explicação e do sentido da celebração da Páscoa. Neste sentido, eles devem ser os catequistas de seus filhos. Esse costume perdura até os dias de hoje dentro do judaísmo (cf. Ex 13,8-9.14-16; Dt 6,21-25; Js 4,7-8.21-24).

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