Tema: As prescrições para a celebração da páscoa
israelita (Ex 12,21-28)
Introdução
Nesta semana, estudaremos as prescrições dadas por Deus
aos israelitas para que eles celebrassem de modo profundo a Páscoa (Ex
12,21-28).
Oração
Faça uma oração, clamando a presença do Espírito Santo,
para que o estudo dessa semana gere frutos de vida cristã.
Leia Ex 12,21-28. Agora, destaque o que mais te chamou a
atenção.
TEXTO PARA ESTUDO
Quem retorna à narrativa da libertação da escravidão no
Egito, agora, no final?
Em Ex 12,21, Moisés transmitiu a ordem do Senhor aos
anciãos. Esses personagens tinham saído de cena dentro da narrativa desde Ex
4,29, agora, retornam. Isso para cumprir a ordem que o Senhor havia dado ao
líder dos israelitas em Ex 3,16.
Quem são os anciãos e o que o autor quis mostrar,
trazendo-os de volta à narrativa?
Os anciãos consistem nos líderes tribais dos israelitas
(cf. Ex 4,29; 12,21; 18,12; 24,1; Nm 11,16.25). Geralmente, são os homens mais
velhos de uma família. Isso é indicado pelo próprio termo hebraico “zaquen”,
que é traduzido em português por “ancião”, “velho” ou “idoso” (cf. Gn 18,11;
21,2.7; 24,36; 35,29; 37,3; 48,10; etc.).
Ao enfatizar a convocação aos anciãos, o autor quer
mostrar que o processo de libertação que por primeiro lhes foi revelado (cf. Ex
3,16; 4,29) está agora no final. Deus cumpriu sua promessa de libertar os
israelitas.
Quantas são e quais são as ordens divinas aos israelitas
nos vv.21-22?
Nos versículos 21-22, Moisés transmite uma série de sete
ordens aos anciãos. Eles deveriam (1) escolher, (2) tomar e (3) imolar um
animal do rebanho; e, depois, ao colocar seu sangue num recipiente, deveriam
(4) tomar um ramo de hissopo, (5) mergulhá-lo no sangue e (6) marcar os dintéis
e as ombreiras das portas. Por fim, a última ordem desse conjunto, formulada
com a negação de que (7) nenhum poderia sair de sua casa até o amanhecer.
Qual é o sentido de se passar o sangue nas portas?
O sangue, na moldura da porta, sinalizaria ao Senhor para
proteger os que estavam naquela casa do exterminador. Esse elemento tem pelo
menos dois sentidos na tradição bíblica: o primeiro é o expiatório; o segundo é
o de separação ou discriminação, isto é, de distinguir quem é salvo de quem é
condenado (cf. Ex 12,7.13.23; 4,24-26).
Desse modo, essa prática indica que os membros daquela
casa seguiram as instruções do Senhor e foram consagrados a Ele; mas os
israelitas, à luz do sistema de sacrifícios desenvolvido, criam que o sangue do
cordeiro morto era um lembrete vívido de que uma vida tinha que ser sacrificada
em lugar daqueles no lar.
Quem é o exterminador?
Nesta passagem, este não é um demônio operando
independentemente da vontade do Senhor, mas um mensageiro do julgamento de
Deus. Trata-se de uma figura um tanto obscura que se encarrega de realizar a
justiça divina (cf. Gn 19,13; 2Sm 24,16; 1Cor 10,10). Em Jeremias, o mesmo
termo é usado para um destruidor e saqueador das nações que aplicará uma
correção no Reino de Judá se não houver conversão (cf. Jr 4,7)
Qual é o significado da planta hissopo?
Hissopo é uma planta aromática que cresce em paredes
velhas (1Rs 5,13) e é usada para purificar o exterior (cf. Lv 14,4.6.49.51.52;
Nm 19,6.18) e também o interior (cf. Sl 51,9; Hb 9,19), em rituais de
purificação. Seus galhos deviam ser usados como pincel para aplicar o sangue do
cordeiro pascal nas ombreiras das portas e no seu dintel (v.7).
Qual foi a outra ordem dada por Deus, dentro dessa
narrativa?
Depois de explicar o porquê das sete ordens em Ex 12,23,
o autor apresenta que Moisés recebeu e transmitiu outro imperativo: aquele que
ordena aos israelitas a celebrarem a Páscoa, passando esse costume de geração
em geração, para sempre (cf. Ex 12,24), mesmo quando eles já estiverem
instalados na Terra Prometida (cf. Ex 12,25).
Qual é a função do pai de uma família nas celebrações
religiosas de Israel?
Os versículos 26-27 ordenam também que os pais de família
sejam os transmissores da explicação e do sentido da celebração da Páscoa.
Neste sentido, eles devem ser os catequistas de seus filhos. Esse costume
perdura até os dias de hoje dentro do judaísmo (cf. Ex 13,8-9.14-16; Dt
6,21-25; Js 4,7-8.21-24).
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