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domingo, 25 de agosto de 2019

Jornada Bíblica - 28º encontro.


Tema: A consagração dos primogênitos (Ex 13,1-2.11-16)

Introdução

Neste encontro, estudaremos as prescrições dadas por Deus aos israelitas para que eles celebrassem de modo profundo a Páscoa (Ex 13,1-2.11-16).

Oração

Faça uma oração, clamando a presença do Espírito Santo, para que o estudo desse encontro gere frutos de vida cristã.

Leia Ex 13,1-2.11-16. Agora, destaque o que mais te chamou a atenção.

TEXTO DE ESTUDO

Qual é a intenção do autor ao trazer, no contexto narrativo da libertação da escravidão do Egito, a lei dos primogênitos?

O autor, no meio da narrativa da saída de Israel do Egito, coloca outra lei que o povo deveria obedecer. Seu intento é provocar uma ação no leitor-ouvinte: fazer com que ele se recorde de que, a cada nascimento de um primogênito humano ou animal, Deus o resgatou da “casa da escravidão”.

Assim, em comemoração do resgate de Israel do Egito e da décima praga, todo homem primogênito - animal ou humano - deveria ser consagrado a Deus (cf. Ex 13,2).

Como a cultura do Antigo Oriente Próximo entendia a relação dos primogênitos com as divindades?

A prática de resgatar crianças primogênitas e animais de uma reivindicação de propriedade de uma divindade era algo comum naquele tempo e cultura. Inclusive, algumas formas dessa prática resultaram em sacrifício de crianças no antigo Oriente Próximo, se elas não fossem resgatadas, pois algumas divindades cananeias eram compreendidas como donas das crianças.

Como funcionava a prática de oferta dos primogênitos animais na cultura do Antigo Israel?

O primogênito de animais ritualmente limpos era dedicado ao Senhor. Ele era trazido ao tabernáculo (ou mais tarde, ao templo) dentro de um ano, a partir do oitavo dia após o nascimento. Este animal era, então, sacrificado e seu sangue aspergido sobre o altar. Sua carne era para os sacerdotes (cf. Ex 13,13; 22,30; Nm 18,17).

Como era feito com os primogênitos dos animais impuros?

Já o primogênito de animais impuros poderia ser resgatado com um acréscimo de um quinto de seu valor, que era determinado pelo sacerdote. Se não fossem resgatados, esses animais seriam vendidos, trocados ou destruídos pelos sacerdotes (cf. Lv 27,27). O primogênito de um jumento seria resgatado com um cordeiro (cf. Ex 13,13). Se não fosse resgatado, seria morto. A carne de animais impuros não era comida.

Qual era a função do primogênito humano?

O primogênito agia como sacerdote da família na ausência ou morte do pai. Esaú e Rúben são ambos exemplos (Gn 27,19.32; 1Cr 5,1.2). Esta posição do primogênito cessou quando o sacerdócio foi confiado à tribo de Levi (Nm 3,12.13). Assim, todos os primogênitos das gerações seguintes tiveram que ser resgatados.

O dinheiro do resgate se tornou parte da renda anual dos sacerdotes levitas (8,17; 18,16). Uma dupla porção da herança familiar era o direito do primogênito. Isso os protegia, quando havia um casamento polígamo. O filho de uma esposa favorita não pôde tomar o lugar do primeiro filho nascido da casa (Dt 21,17).

Como o Novo Testamento se utiliza dessa cultura para compreender melhor quem e qual era a missão de Jesus Cristo?

Para se ter uma noção da importância da cultura de primogenitura, o título “primogênito” é aplicado a Jesus Cristo (cf. Lc 2,7; Rm 8,29; Cl 1,15.18; Hb 1,6; Ap 1,5). Essa utilização tem o objetivo enfatizar o direito ou a preeminência de Cristo bem como sua posição como primeiro a ressuscitar dos mortos. Como primogênito, Cristo é herdeiro de todas as coisas (cf. Hb 1,2) e a cabeça da Igreja (cf. Ef 1,20-23; Cl 1,18.24; Hb 2,10–12).

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