Pesquisar este blog

domingo, 4 de agosto de 2019

Semana da Família: Reflexão - 3º encontro.

TEMA: Família, vocação e juventude.

Livro Hora da Família.

Leituras e perguntas para partilha - Páginas 22 a 25.

REFLEXÃO por Thiago de Morais.

A reflexão de hoje vou dividir em tópicos: 
- Quantas vezes dizemos não a Deus. Quando não vamos a missa ou ao culto por motivos supérfluos. Quando deixamos de ajudar alguém na qual somos capazes de ajudar. Isso já aconteceu comigo. 
 - Todo dom que temos é Deus que nos dá e muitos pais interferem fazendo com que seus filhos sejam o que acham que devem ser. Deixem seus filhos seguirem seu dom, sua vocação, seu caminho sempre para o bem. Na minha família, cada um seguiu aquilo que deveria seguir, sem opinião de ninguém. 
 - Se seu filho, quer ser sacerdote, deixe ele ser, pois é uma vocação dada por Deus. Ser sacerdote é ser um dos representantes de Deus na Terra. 
 - Muitos acham que Deus tem que nos atender na hora que quisermos e não é bem assim. Temos que ter paciência. O tempo de Deus (kairós) é diferente do nosso tempo (kronos). Na hora certa, Deus vai nos ajudar. Ele sempre vem nos preparando para algo. Ele nunca nos deixa desamparado. 
 - Uma coisa que acontece: Os filhos se inspiram nos pais. Logo, os pais tem que ter muito cuidado ao falar algo na frente de seus filhos, ter cuidado com as atitudes..., pois, as crianças "copiam" o que os adultos fazem. Temos sempre que ensinar o certo. 
 - Acredito que somente em famílias cristãs se fala em vocação.
 - Uma das formas de mostrar as benfeitorias de Jesus é contar a história dos(as) santos(as). Cada santo(a) foi seguidor de Jesus e fez algo que Ele o pediu e é bom que, para quem é católico, fique esse costume de contar a história e participar das festividades. Conte, por exemplo, a história dos santos da sua paróquia, da sua comunidade. Aqui, em Angra dos Reis, na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, temos Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora do Carmo, Nosso Senhor do Bonfim, São Francisco, Nossa Senhora da Lapa, São Benedito, São Bernardino de Sena, Santa Luzia, Nossa Senhora Aparecida, São Pedro, São Bento, entre outros(as).

Nenhum comentário:

Postar um comentário