Pesquisar este blog

segunda-feira, 17 de abril de 2017

A festa de São Benedito em Angra dos Reis / RJ.

Em Angra dos Reis, a devoção a São Benedito iniciou-se no século XVII, introduzida pelos franciscanos que fundaram o primitivo Convento São Bernardino de Sena, que existia na cachoeira, atual Rua Dr. Moacir de Paula Lobo, onde foi fundada a irmandade ainda existente.

Primitivamente composta por escravos, sabe-se que desde os seus primórdios a irmandade patrocinava anualmente a libertação de um de seus membros que, através de sorteio, adquiria a sua carta de alforria. Deve-se também aos antigos escravos a data de realização dos festejos na segunda-feira após a Páscoa, porque os senhores que residiam em fazendas nos arredores da cidade para cá se deslocavam a fim de participar das solenidades da Semana Santa. Isto facilitava a organização da festa por parte da irmandade que poderia contar com a presença de seus membros e com maior concorrência popular, o que com o passar do tempo e o brilhantismo dos festejos tornaram São Benedito o santo de maior devoção do povo angrense.

O levantamento do mastro como sinal indicativo da festa, o tríduo, as missas, a participação na procissão dos andores do Menino Jesus da Cabeleira e de Nossa Senhora do Rosário, a presença dos irmãos e festeiros incorporados, o almoço comunitário, o resgate recente da "corte negra" de São Benedito, a banda de música executando marchas seculares, as barraquinhas que atualmente vendem todo tipo de mercadoria e o espetáculo pirotécnico são tradições que continuam preservadas. Outras, como a tradicional "caixinha", conduzida por um irmão de opa, que esmolava para a irmandade o ano inteiro, infelizmente se perderam.

A partir do ano de 1925, com a ruína da igreja do Convento de São Bernardino, a festa passou a ser realizada na Capela da Ordem Terceira de São Francisco, transferindo a irmandade a sua sede para a Igreja de Santa Luzia em 1947. Pouco depois os festejos mudaram para a Igreja Matriz onde foram realizados ininterruptamente até 1984. No ano seguinte, São Benedito foi comemorado na Igreja do Carmo, não tendo mais a festa lugar fixo, sendo realizada em diversas igrejas da cidade.

A imagem de São Benedito ainda é a mesma que por mais de dois séculos retrata a fé e a esperança que o povo angrense e os visitantes deposita no glorioso São Benedito.

FONTE: Livrinho: A Festa de São Benedito em Angra dos Reis (2014).

Nenhum comentário:

Postar um comentário